Problemas com vídeo? Assista no Youtube. Vídeo 1. Vídeo 2.
A verdade sobre a gramática – título forte!
Sabe, esse é um dos maiores motivos pelo qual muitas pessoas não passam do tedioso “the book is on the table” ou o verbo “to be”. É triste, mas eu agradeço á Deus pela oportunidade de mostrar isso para algumas pessoas: Inglês não é uma ciência (ainda bem, senão eu seria péssima!
) Não se esqueça disso!
Take care,
Fabiana
By Darci March 15, 2009 - 3:25 pm
Parabéns a você Fabiana!!!!
Sou imensamente grata pelas suas explicações que nos ajudará não só no estudo da Língua Inglesa como também da Língua Portuguesa.
Um grande abraço e que Deus continue a abençoando.
By Vítor March 15, 2009 - 3:43 pm
Oi, Fabiana! Só pra num deixar de comentar aqui e dizer que eu também nem curti a reforma ortográfica, rs. Muito boas as aulas, parabéns!
By eveline March 15, 2009 - 4:09 pm
Fantastic !!!
By Isabel March 15, 2009 - 4:27 pm
olá Fabiana,
Vc está num curso de linguistica?
Gostei do seu comentário, é assim mesmo, no entanto a velocidade a que uma lingua viva é falada deixa o aprendiz aflito.
Obrigada
By Luana March 15, 2009 - 4:30 pm
Hello Fabiana
Agradeço muito por estas aulas e principalmente por estes vídeos. realmente esse lance dos pré-conceitos inibe muito a aprendizagem e acredito que meu inglês falado não seja tão bom assim por causa deles, pois muitas das vezes fico com medo ou vergonha de falar uma palavra tão simples erradamente. Com relação a REFORMA ORTOGRÁFICA, concordo plenamente com você e acho realmente uma tremenda besteira no caso do BR e de países com uma educação precária, visto que no minimo 80% dos brasileiros não sabem nem falar algumas palavras básicas do portugês corretamente. Acho que o BR tem coisas mais importantes pra se preocupar como educação, segurança e etc., mas isso é uma opinião minha.
Ahhh outra coisa que gostaria de citar, que vc mencionou antes, é sobre o contato com a língua e este lance de tentar traduzir e realmente concordo que já me vi em situações que fui obrigada a usar o ingles e que realmente não dá tempo de traduzir e descobri naquele momento de pressão e adrenalina que eu sabia me comunicar e entender a mensagem que queriam me passar de forma tão espontânea (lógicamente eu não falava um ingles culto e errava bastante a estrutura gramatical da língua, mas me fazia entender) que nem me lembrava do português e quando aquele momento passava eu não conseguia acreditar como consegui fazer aquilo (enterder e ser entendida).
Agradeço muito por estes vídeos, pois estão me ajudando bastante a melhorar meu inglês.
By Patricia March 15, 2009 - 4:45 pm
Oi Fabi,
Eu te acho sensacional e estou curtindo muito estas dicas. Quanto ao estudo gramatical, concordo que não seja tão importante, principalmente se vc está aprendendo inglês na unha (vivendo em outro país…rss… in other words…), mas um pouco de gramática é legal para te dar uma estrutura, entende? No meu caso, aprender gramática me deixou mais relaxada e confiante, tipo, vc aprendendo um pouco quando começa e depois parte para o inglês real (música, filme, podcast). Lendo os outros comentários, percebi que outras pessoas, assim como eu, estão ansiosas para que vc fale um pouco em inglês. Faça isto Fabi, vai ser muito útil para treinarmos nossa compreensão auditiva. De qualquer forma, seu trabalho é muito legal, obrigada e beijos.
Patricia Helena.
By caio March 15, 2009 - 6:59 pm
FABIANA,
PARABÊNS PELAS INFORMAÇÕES, ESTA SENDO MUITO IMPORTANTE PARA NÓS QUE BUSCAMOS A FLUÊNCIA!! MAS GOSTARIA DE SABER, TENHO DIFICULDADE DE ENTENDER O INGLÊS, ENTENDO O CONTEXTO MAS PERCO MUITAS COISAS. VC ACHA QUE 2 HORAS POR DIA, ESCUTANDO RADIO E PEQUENAS HISTORIAS NA BBC EU VOU TER A FLUÊNCIA?? OBRIGADO
By Fabiana Lara March 15, 2009 - 7:23 pm
Não vejo porque não! Duas horas é um bom tempo se for diário.
Fabiana
By Edgard Mello March 15, 2009 - 7:38 pm
Hello Faby,
I was wondering if i can tell me r delicious username. I´d like to participate of your network. Take Care!
Regards,
Edgard Mello
By valério March 15, 2009 - 9:35 pm
Parabéns Fabiana Lara pelo seu trabalho de ajudar as pessoas que querem aprender ingles. Eu tenho uma dúvida:
Eu estudo ingles à 4 meses com um professor particular, tenho 3 horas de aula por semana, procuro sempre estar ouvindo podcast em ingles, uso o livro Interchange Third Edition, e estou aprendendo ingles com muita gramatica, isso é bom ou ruim? Por falar nisso como vc aprendeu ingles?
By Karl (nome fictício) March 16, 2009 - 11:54 am
Hi,Lara!
Congratulations! Inglesja is really amazing. Your tips are fantastic. I also would like to say you’re a cute woman, so beatiful…I enjoyed your hair as well,it shines like summer sun.
Kisses
By Renato March 16, 2009 - 12:52 pm
hello, Fabiana
Olha nice , nice sua explicação, gostaria de poder abaixar seus videos ,como faço isso pois minha net é problematica para estar vendo pelo site
um abraço esta de parabéns pela sua iniciativa
By Moises March 16, 2009 - 1:26 pm
Fabiana, you´re totally right, as usual, lol
I´m sure. No doubts
God bless you more and more
You would be a nice english teacher
Cheers
By Amanda March 16, 2009 - 5:30 pm
PARABÉNS Fabiana, achei muito legal o jeito que vc ensina ingles, e essa sua iniciativa de ensinar as pessoas gratuitamente, isso mostra a sua paixão pelo ingles e a sua boa vontade, esta me ajudando muito, eu estudo ingles há alguns anos já e estudo francês também adoro idiomas…. eu particularmente gosto da gramatica inglesa, acho q se nós não tivermos pelo menos um pouquinho de gramatica fica meio vago, nao sie é o meu jeito de entender rs
obrigada pelos emails, eu gosto muito de recebe-los.
By josé March 16, 2009 - 5:35 pm
oi, Fabiana, estou acompanhando o seu curso e estou gostando muito.
Quanto a ideia não ter mais acento eu não tive dificuldade por ter aprendido recentemente uma simples regrinha: todas as oxitonas terminadas em a; e; o; em e ens são acentuadas.
Já as paroxitonas que terminam em a; e; o; em e ens não se acentuam.
Quando aprendi isto, ainda não havia acontecido a modificação do português, de modo que idéia era uma exceção, já que era uma paroxitona que terminava em a, mas por ser um ditongo acentuava-se.
Assim, agora i-dei-a Paroxitona que termina em a não mais se acentua.
Muito mais fácil do que ficar decorando aquelas regras gramaticais que eles utilizam para explicar. Não acha?
By Nathan Gomes, B. March 16, 2009 - 6:12 pm
Olá Fabiana,
Estou gostando muito das video-aulas… esta me ajudando bastante, e sou completamente a favor deste seu conceito de Gramatica do Inglês, pq eu já estou entendendo muita coisa e nunca fui de estudar gramática, esta certo que erro muita coisa, mas pelo menos entendo e quando falo com americanos, australianos, etc… eles me corrigem mas me entendem.. rsrsrs…
God Bless Youu today and ever… more and more…
Thank’s for everything… See You.. Byeee..
By MARCIO March 16, 2009 - 6:27 pm
FABIANA YOU CRAZY!! I’M LOVELY WHAT DO YOU DOING. IS VERY GOOD, YOU ARE WONDERFUL AND I’M TO FALL IN LOVE WITH YOU. VENHO APRENDENDO POR MIM MESMO PORQUE FREQUENTEI VARIAS ESCOLAS E COMO VOCE BEM SABE LA NÃO SE APRENDE. DEPOIS DE CONHECER VOCE O MEU APRENDIZADO DEU UM SALTO ENORME. ESTOU MUITO FELIZ POR VOCE EXISTIR. OBRIGADO…. AND IF YOU ARE NOT YET MARRIED, I’M CANDIDATE. KISSES….
By Zélia March 16, 2009 - 6:30 pm
Hi Fabi.
Eu fico encantada om a maneira que você transmite os seus conhecimentos.That’s it. Very good. God bless you honey.
Tenderly,
Zélia Lima
By Flavio March 16, 2009 - 7:32 pm
Ola Fabiana, concordo plenamente com tudo que vc falou e realmente essa parte da gramática para mim é um grande problema, sinto que não entra em minha cabeça… eu acredito ter ter um bom português… e sinceramente nunca fui muito de prestar atenção em tempos verbais, análises sintáticas e etc… Minha forma de falar e escrever simplesmente se baseia em soar correto ou não como vc mesmo disse. Eu realmente nem me lembro mais de quase nada da gramática portuguesa! Agora veja só minha situação… Tenho 35 anos, me mudei para Chicago, IL com minha esposa, estou estudando em uma escola gratuita ( Mas bem legal ) 3 dias por semana com 3 horas de aula por dia. Tento estudar o maximo que posso em casa. Vejo um problema grande para mim no sentido de conversar muito pouco com nativos, e isso acredito ser o maior problema para a maioria das pessoas que estudam fora de seu país.Bom… sempre tive um péssimo Inglês nas escolas públicas toda minha vida, nunca estudei em nenhuma escola especifica de Inglês e hoje estou aqui!! Heheheehee… Difícil demais… Mas eu chego lá.
Thanks again… Take care,
Flavio
By Cristiano Miranda March 16, 2009 - 9:17 pm
Teacher, =D
Hunf, sinceramente, não sei tem gente comentando todos os dias sobre suas aulas, eu não. Mas elas são de importância, uma clareza, pelo menos até aqui, tremenda!
Você tem o Dom pra isso. Ensinar! Muito show!
Estou hoje no dia 3 porque nos fins de semana esqueço computador…
Sou casado e temos uma filhinha…
Mas ando ouvindo Audiobooks pra cima e pra baixo, assisto filmes em inglês com subtitles em ingLês, enfim, estou encharcando meu cérebro com esse idioma. Tenho visto uma evolução muito interessante. E não tenho visto isso porque sou apegado ao aprendizado da gramática, muito pelo contrário, dei um tempo com isso, nesses 5 meses que estou estudando… Sim, estudo somente a cinco meses, estudar direito estou dizendo, e já consigo assistir filmes em inglês, mas ainda tem que ser com legenda, estou lendo o 2º livro (Grown up Digital) e consigo falar bastante coisa. Enfim, sem apego total a gramática. Mas sendo ativo, como temos que ser nesse caso também.
Bom, vou em frente com seu curso/suas aulas/suas dicas e como a galera tem dito, Obrigado mesmo, pois, além de tudo, está sendo gostoso aprender com você.
Vlw Teacher!
Thank You!
By JRAMABIR March 18, 2009 - 1:29 am
Fabiana,
I am your fan number one.I very impressed by what you is doing without beg something by exchange.
What I realy think about learn grammar is when you first beging walk over a foreign language you don’t need it all. But you need it very much when you find youself in one level advanced because you start understand how all everything works. Mainly when your need is to writing. What you think about that?
By Fabiana Lara March 23, 2009 - 2:02 pm
Hi JRAMABIR,
Did you watch Day 7? I think it explains better my opinion about grammar….. I would considered myself to be quite fluent in English, but if you knew how little grammar I needed to learn the language, you would be surprised!
Thanks and take care,
Fabiana
By Eder March 20, 2009 - 6:26 pm
Hello Fabiana!
I love you!
Are you single? rrrsss
Suas dicas são fantásticas e tem ajudado muita gente com certeza! Quando vier para o Brasil, monte uma rede de escolas, com seus métodos vai ganhar muito dinheiro! A Big Kiss, bye.
By Geise March 21, 2009 - 2:53 pm
Oi Fabiana!
Eu também fiquei “que **** é essa?” em relação às novas regras. Eu gostava tanto do trema… kkkkk ( por falar nele, foi abolido totalmente =/). Se vc quiser dar uma olhada nas novas regras é só entrar no meu blog (é só clicar no meu nome).
E outra… concordo de novo com vc em relação à gramática, eu tenho muita facilidade em aprender línguas, mas dificuldade na pronúncia delas e a gramática só fez diferença na escrita. A única que consegui falar fluentemente foi espanhol, isso pq tenho uma amiga peruana que sempre fala comigo em espanhol, aí fica mais fácil praticar. Vou te falar uma dificuldade tremenda que tenho em inglês, talvez vc possa me ajudar: a pronúncia do “th” (me enrolo toda numa frase por exemplo). Melhorei 1% sem querer, hehe, ultimamente estou assistindo muito seriados e de uma certa forma está ajudando, mas beeeeemmmm lentamente.
Sinto essa dificuldade pq em muitas frases me sinto como se tivesse em um trava línguas…kkkk
bjosss
By Felix, Bionor March 21, 2009 - 6:02 pm
Hello, FABIANA,
I’m at(at, in, on – I’m not sure) the fourth day with you, learning something to know HOW TO ESPEAK ENGLISH.
I love your observatins about languages.
I loved when you said that “grammar” is not necessary.
Thank a lot
By Danielle March 23, 2009 - 3:16 am
Hello!! FAby suas explicacoes sao fantasticas!! i love it!!! Tem me ajudado mto eu e meus mitos…rs.s. do tipo so serei fluente estudando em um escola… perdendo meu tempo nisso…. e qdo tenho a faca e o queijo na mao!!! Só a atitude pra seguir como minha teacher dizia … se vc nao falar e nao praticar ouvir..ouvir vc nunca vai falar e pelas sua dicas tudo se encaixa… Vlw linda!! Sucesso..God bless u Tks 4 All!!
By Patty March 23, 2009 - 11:48 am
Oi , Fabiana !
Achei muito interessante a sua colocação. Estudar um outro idioma com esta compreenção de “língua viva” é um exercício de tolerância e compreenção aos diferentes pensamentos e comportamentos de culturas tão diferentes. Ou seja : ganhamos experiências inesquecíveis ao percebermos um mundo tão cheio de diferentes culturas , mas que sempre nos oferecerem novidades e percepções para a vida tão fundamentais.
Não me estenderei muito ,pois o meu objetivo é agradecer a você e a todos ( InglêsJá, englishExpress..)que possuem esta iniciativa de compartilhar conhecimento pelo prazer. Apesar de não cobrar nenhuma taxa por isto, transmite um valor que sobrepõe os cursos e instituições de ensino incapazes de comtribuir com 1/10 deste verdadeiro objetivo : prazer e compreensão ao aprender outro idioma. Isto realmente “Não tem preço” . Muito obrigada .
By Fabiana Lara March 23, 2009 - 12:29 pm
Thank you, Patty! Sua opinião é muito valiosa para mim, é por causa de leitores como você que meu trabalho vale a pena.
Take care!
Fabiana
By Leandro March 25, 2009 - 11:11 pm
Olá Fabiana!!!
estou gostando bastante das aulas, e nessa aula em particular tenho que confessar a “vc’ que eu concordo em td que vc falou .
Eu n unca fui apegado com a Gramatica nem no portugues e aprendi espanhol assim…na base da cmounicaçãoo e coompreenção auditiva , conversando e escrevendo com algum nativo!!
Você esta de Parabéns espero poder aprender tdo qu e vc tem pra passar para nós…… Se you tomorrow!!! kiss
By Job Henrique March 27, 2009 - 5:04 am
Ola Fabiana !!!
Concordo plenamente com este video 4 (toda digitacao aqui esta sem acentos pelo teclado ser americano)
tenho 21 anos, e nunca fiz um curso de ingles em minha vida, somente o basico (lixo) que a escola publica fornece vomitadamente a vc, para dizer que foram ministradas aulas de determinada materia, porem eu como curioso desde a 5 serie, ao comprar um livro de ingles que a escola havia recomendado para as aulas, ele tinha uma fita k-7 (coisa que nunca mais vi ser utilizada) em que os capitulos eram narrados nessas fitas, os dialogos e coisas do tipo whats your name, how are you e bla bla bla… e eu nem se quer lia ao livro, eu ouvia a fita inteira por adorar as pronuncias em ingles (crianca acha isso chique, ainda mais por influencias americanizadas de bandas e empresas e suas logo marcas), no maximo, eu ia ao final do livro que era como um dicionario, havendo palavras em portugues e sua traducao, assim conhecendo palavras diariamente.
pos isso, vieram as outras series e eu continue nessa, somente ouvindo o ingles, so assistindo a filmes legendados, todas musicas que ouvia, eu pegava a letra e acompanhava, depois mais intuitivamente, entrava em sites americanos com dicionario do lado e ia lendo todas as noticias que me interessavam, no inicio e complicado, palavra a palavra, porem depois de 1 ano, era tantas as palvras que ja conhecia, ouvia sem parar as musicas, assistia a filmes e series americanas, que literalmente comecei a aprender a fazer a conjuctura dos verbos mais adjetivos e substantivos, de tanto ouvir, ja fazia AUTOMATICAMENTE toda a concordancia sem nunca ter estudado gramatica, que ca entre nos, eu odiava mais que tudo, talvez por rebeldia da fase me incomodava ate a palavra regra, e mesmo sem estudar gramatica, aprendi ingles ao meu ver satisfatoriamente a me virar, mas nao o perfeito ainda, e em meu servico, lido com pessoas de NY e Chicago, ajudo-os e tudo em ingles, tambem no aeroporto de guarulhos forneci ajuda a uma mulher, que nao sabia se o aviao do marido dela ja havia pousado, e nem meu pai tao pouco o guarda da porta de desembarque sabiam ingles, e eu com o simples, resolvi o problema dela.
venho dizer que este metodo de VIVA o ingles na cara, no audio, no video ajuda sim e muito e a gramatica nao se faz necessaria de tamanha importancia, pois com o tempo, o soar da frase ja fica muito obvio de tanta repeticao
parabens pelo seu projeto, estou adorando…
abracos e desculpe o texto gigante, mas vem a firmar sua opiniao !
job henrique
(hahahahahah fala serio, olha meu nome, como nao gostar de ingles ????)
By Fabiana Lara March 27, 2009 - 3:12 pm
Thanks so much for your support. It’s great to know that other people are having the same experience of learning through hearing, reading and watching and not only “analyzing the rules” .
Keep it up!
Fabiana
By Daniel Arenhart March 30, 2009 - 2:25 am
I’m writing just to you know that i’m one more person that like your job.
thanks!
By Hamilton Gondim March 30, 2009 - 11:12 pm
Eu estou muito feliz por ter conhecido este portal. Você está tornando bem melhor meu aprendizado. Estou adorando a forma especial como você aborda os temas expostos. Thank a lot
By Fabiana Lara March 31, 2009 - 11:09 am
Thank you very much e seja welcome em nosso meio!
Fabiana
By Waldir March 31, 2009 - 2:31 pm
Olà Fabiana!parabèns pela sua maneira de ensinar quem quer falar ingles!Eu hà alguns dias atràz conheci uma amiga Filipina que mora e trabalha no Reino Unido!eu nâo sou fluente em ingles mas gosto muito da lingua e desejo muito ser fluente no ingles!Nòs conversamos muito no msn eu a entendo muito bem e ela me entende tambèm e, quando escrevo algo errado,ela me corrige;mas quando assisto algo em inglês nâo entendo nada;sò consigo entender escrevendo!o que devo fazer?obrigado pelas dicas
By Fabiana Lara March 31, 2009 - 3:49 pm
Oi Waldir!
Continue assistindo os vídeos diários que você entenderá o que fazer!
By Julio Rasex March 31, 2009 - 11:07 pm
so, faby when you goin’ to do the new website, i’ll wait for.
thx.
By Fabiana Lara April 1, 2009 - 12:47 am
It’s nearly ready, I’m testing the new design.
By wal April 1, 2009 - 2:26 pm
Olá Fabiana.
Eu sempre pensei como vc em relação ao uso da gramática para aprender inglês. Acho uma total perda de tempo. Se todos os cursinhos de inglês ensinasse vc a pedir para ir ao banheiro, como pedir uma comida no restaurante, as girías que são mais usadas..etc. Acredito que seria muito mais vantajoso e tenho certeza que ninguém quando fosse a um país de língua estrangeira se perderia.
Vc já reparou um americano que não sabe muito bem o português falando a nossa língua. Pois é…tudo errado né. E nem por isto deixamos de entender. Não estou dizendo que vc deve falar inglês de qualquer maneira. Mas seria bom se tudo acontecesse, como vc mesmo falou, como acontece com uma criança. Primeiro aprendemos a falar e depois aprendemos a colocar os verbos, pronomes, etc, no lugar certo. O importante é se comunicar.
Bye.
By Marcelo carvalho April 4, 2009 - 1:07 am
FABIANA,
Parabéns, sou de São Paulo e estou gostando muito dos vídeos; acho a sua abordagem Inovadora..
Só pra completar seu pensamento: tbém naum concordo c/essa reforma ou “acordo” gramatical entre o Brasil e os demais faladores da língua portugesa, e que foi imposta por uma pequena elite em detrimento do fortalecimento do comércio dos livros brasileiros…sendo q as maiores autoridades da língua “nós – os faladores” nem fomos consultados..naum sei quem teve esse idééééia ridícula! mas enfim. é o Brazil né..?
td de bom
By Marcelo carvalho April 4, 2009 - 1:10 am
como eu coloco foto nesse negócio?
By Fabiana Lara April 4, 2009 - 12:54 pm
Cadastre-se no http://www.gravatar.com com o mesmo email que comenta aqui – demora uns 10 minutinhos para aparecer sua foto.
By Eulino Azevedo Costa April 4, 2009 - 1:52 pm
Fabiana Lara, obrigado pelos esclarecimentos e dicas sobre pontos interessantes
. gostaria que caso vc saiba dum site onde posso ouvir hinos evangélicos,
que me dê informações. obrigado.
By Nathalia April 5, 2009 - 1:51 am
Hey, Fabiana…
Caramba, to adoroando seu site e suas dicas…
Minha historia é longa…fui morar em Portugal onde tive q aprender o ingles sozinha, pq trabalhava no hotel…hoje, moro na Noruega, e como nao sei falar o noruegues, tenho q me vira no ingles, foi a partir dai q notei a falta q ele faz pra mim…
Procurei em varios sites e nao achava nada q eu queri, pq a minha dificuldade é em falar, pq eu compreendo quase 75% do que me falam, e foi ai q achei seu site..caramba!!
Vc tem me ajudado pra caramba!!
Muito obrigado pelas dica e ajudas!!
Precisamos de pessoas assim…Valeu!!!
By Fabiana Lara April 5, 2009 - 11:08 am
Thanks! Espero que as dicas e lições te ajudem!
By Rickgauden April 9, 2009 - 4:28 am
Muito bem como sempre!
By Graziela April 11, 2009 - 1:32 am
Ola Fabi..estou um pouco atrasada nos seus videos, pois tive uma cirurgia, mas estou amando…tenho um pensamento estranho a esse respeito mas ainda nao consegui entrar em um concenso. Vamos la..eu por ex aprendi muita gramatica e nao falo pq nao tenho vocabulario, mas tenho amiga que tem vocabulario e por nao saber gramatica o ingles dela é horrivel….pessimo!!!Assim como tenho amiga de infancia que mora tem 9 anos na Inglaterra e disse que nao sabe gramatica, mas o que soa bem para o ouvido dela…o pior é que ja vi ela errar e feio….vou pensar a respeito que vc disse…..tentar chegar a uma conclusao…Obrigada!!!!!Bjs
By isvaldo April 11, 2009 - 10:37 am
fabiana. i´m very happy for your comments, it really works. i´d like to say i´m very glad for be here.thank you!
By Caio April 20, 2009 - 7:51 pm
Legal você ter comentado do ‘vc’…
Tenho alguns amigos do exterior que mantenho contato via e-mail e skype
No começo tive um pouco de dificuldade para entender oq estava escrito pois nos e-mails tinha muitos ‘u’ ‘wt’…agr qndo leio ‘you’ ou ‘what’ parece até estranho (:
by the way
Do u play guitar?
=p
By Fabiana Lara April 20, 2009 - 10:45 pm
No no, I play the drums
By eliana April 25, 2009 - 3:30 pm
ola fabiana, estou morando na irlanda ah quatro meses e estou tendo que aprender ingles a forca, nunca tive aula de ingles antes estou estudando em casa e agora assistindo os seus videos, estou tendo dificuldade em ouvir as pessoas, eu falando nao tenho tanto problema o problema e ouvir o que eles estao falando as palavras que ja conheco beleza nenhum problema. como faco para doutrinar a minha audicao.
By Fabiana Lara April 26, 2009 - 12:30 am
Olá Eliana,
Don’t worry – é difícil entender o sotaque no começo. Eu moro na Iralanda do Norte, já falava fluente antes de vir pra cá e ainda tinha bastante dificuldades para entendê-los. Continue tendo bastante contato, e se conseguir fazer amizade com alguém daí, peça que ensine algumas gírias irlandesas, e pergunte os significados….. isso vai te ajudar MUITO!
Good luck and take care!
By Julia P. April 29, 2009 - 2:49 am
Vc estudou Letras, Fabi? Ou estudou linguística por conta própria?
Só uma coisinha: as línguas não sofrem “evolução” e sim “mudança”. Evolução dá um sentido de pior para melhor e não é bem assim que funciona…
By Alex Martins May 3, 2009 - 3:11 pm
Olá Fabi…
), nós simplesmente falamos.
Muito legal as dicas do dia 4. Eu estudei inglês por todo o ensino médio e não consigo ouvir nem falar como queria. Realmente foram vários anos estudando apenas regras e mais regras. Quando falamos não pensamos se a oração que vamos criar é coordenada sindética ou assindética ou que tipo de subordinação uma tem com a outra (fui longe né?????
Você é show.
Abaço. bye bye.
By cely May 23, 2009 - 2:17 am
Hey there… Congratilations!!!
I’m learning english as you… my teacher think that we dont learn with grammar so I liked yours coments.. Take Care…
By Caloã May 24, 2009 - 7:24 am
Fabiana,
Podes me tirar uma dúvida? Estou pensando em passar 5 meses nos EUA para realmente aprender inglês, já que o contato direto com o idioma me forçaria a ouvir muito e falar também. Mas eu te pergunto: será que indo com um inglês intermediário, 5 meses são suficientes para dar-me alguma fluência. Eu entendo “alguma fluência” como conseguir entender um filme sem legenda!
Beijos.
ps.: Você poderia ser comediante!
By Fabiana Lara June 4, 2009 - 1:36 pm
OI Caloã!
Acredito ser possível sim, se vc passar o máximo de tempo possível com nativos!
Take care
By Mary Mary* May 30, 2009 - 10:16 pm
oi fabiana
depois que u descobri o seu site e fiquei vendo os videos desafio, eu percebi que muita coisa que você falou está certa, como o que você diz nesse video sobre a gramática.Eu percebi isso na prática quando o meu professor de inglês colocou uma frase e pediu pra que falasse o que estava errado.Eu percebi que a frase estava errada pronuciando e não pela regra que ele falou :” As qualidades vem antes do que está sendo falado”. Isso não deu certo.
Afrase era essa: She is not well feeling.O certo é She is not feeling well.
:]
By Gerson June 14, 2009 - 5:09 pm
Oi fabiana,
Concordo perfeitamente com o que vc disse, estudei anos no Brasil Inglês e sempre através de gramatica e continuo tendo as mesmas dificuldades para me expressar, neste ano tomei uma decisão importante em minha vida, sai do emprego (diga se de passagem um bom emprego, era gerente geral de uma empresa)e vim para o Canada estudar inglês por 5 meses, com a intenção de falar o tempo todo e com isso aprender de uma vez, já estou aqui há um mês e ainda tenho dificuldades, pq continuo aprendendo gramatica aqui tb, porém ontem estive pensando e vou amanhã sugerir a professora que passemos a mudar o formato das aulas, transformando-as em aulas dinâmicas, como por exemplo, fazer compras no supermercado, lojas, etc, tomar um ônibus errado e sair da situação, enfim, passar a utilizar o inglês falado diariamente, pois ainda sinto dificuldades em me comunicar.
Fiquei desesperado nas primeiras semanas, pois queria me comunicar e não conseguia estruturar as frases fiquei muito angustiado, hj ainda tenho dificuldades, mas consigo me comunicar melhor. Não tenho conseguido dormir direito, acho que minha cabeça está a mil por hora com tanta informação e meu cérebro não está conseguindo digerir tudo ao mesmo tempo e ainda tem a chamada saudade da família dos amigos, td isso, as vezes me deixa deprimido me perguntando se fiz a escolha certa.
Gostaria que me ajudasse com sua experiência e me orientasse se é normal o que estou passando e o que tenho que fazer para melhor aprender essa lingua. Ainda tenho aqui 4 meses e acredito que vou conseguir, porém, estou um pouco angustiado.
Abraços.
By Fabiana Lara June 17, 2009 - 12:08 pm
Oi Gerson, tudo bem?!
Nao se preocupe, o que vc esta passando eh totalmente normal. Sei de muita gente que passou exatamente o que vc esta passando agora.
Vc tem uma vantagem sobre qualquer aluno de Ingles hoje…. a Imersao. Voce pode aprender gramatica e vocabulario em qualquer lugar do mundo, mas a imersao que o Canada te oferece eh uma oportunidade e tanto. Concentre-se no Listening…seja na rua ou com a tv…aproveite cada oportunidade para treinar um pouco de Ingles falado atraves das amizades que voce pode fazer ai.
Don’t worry, eu sei que pode parecer dificil mas no final dessa viagem vc provavelmente estara com seu Listening calibradissimo, e esse eh o passo numero 1 do aprendizado.
By Albino Ferreira June 14, 2009 - 10:18 pm
Olá Fabiana. Primeiramente meus sinceros parabéns por esta iniciativa espetacular de auxílio ao ensino do Inglês, idioma fantástico e essencial hoje e sempre, no nosso dia a dia. A segunda coisa, quero te dizer que és genial no que fazes e sou muito grato a Deus por lhe ter encontrado(foi através do depoimento da Maiara – obrigadão!!! ), por estas dicas maravilhosas e que estão me ajudando a melhorar, onde dentro de uma escala de 1 a 10, evoluí para 7 no meu aprendizado. O meu muito obrigado. Tem sido mais simples e com certeza a minha assimilação está sendo mais rápida. Parabéns mais uma vez e continue com este excelente trabalho, que repito, é espetacular. Um forte abraço.
By Fabiana Lara June 15, 2009 - 12:36 am
Olá Albino!
Seu depoimento vale pra mim todo o esforço desse projeto. E agora vamos fazer esse 7 subir pra 10!
Take care, continue assim!
By Anderson June 19, 2009 - 8:04 pm
Oi Fabiana,
Eu quero agradecer suas dicas que para nós estudantes de inglês é muito importante, e agradeço a Deus por, ainda existir pessoas boas neste mundo dispostas à ajudar pessoas que nem aumenos conhece thank you so much. Fabiana eu já estudo aproximadamente, um ano e meio e não encontrei a escola certa, e posso dizer que sou um self study, e estou confiante e satisfeito com minha dedicação, e eu venho percebendo que a minha audição vem melhorando apenas em escutar musicas e assistir filmes e este ano irei para o Canadá fazer um intercambio de 30 dias “férias lógico” vc acha que será bom para dar um upgrade em meu aprendizado, mesmo tendo um conhecimento básico?may Gog bless you. Take care.
By Fabiana Lara June 19, 2009 - 11:12 pm
Olá Anderson!
Será uma experiência e tanto passar esse tempo no Canadá….seja cara-de-pau e faça amigos, vai render muito!
By Maxyne June 23, 2009 - 2:47 am
Estou acompanhando o inglêsjá à quatro dias, mas apenas hoje vim comentar aqui. Estou achando suas explicações bastante claras e objetivas, além de “abrir nossos olhos” para as verdades sobre a língua inglesa. Sempre achei que a gramática (tanto inglesa quanto portuguesa) poderia ser dispensável, pois a grande maioria das regras não vamos ter necessidade de usar. E concordo com você em relação com a reforma ortográfica: realmente ficou mais complicado (principalmente para mim, que ainda estou no ensino médio).